ROTA Das poldras
Oliveira de frades
- Dificuldade: Difícil
- Distância: 8,5Km
- Duração: 2h30
- Desnível: 310m
- Tipo: Circular
Enquadramento local:
Percurso circular com aproximadamente 8,5km, com início e fim na aldeia de Souto de Lafões (União de freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães), junto à igreja de São João Baptista. Este monumento histórico , que assume, entre as demais do concelho , uma importância acrescida, devido a sua riqueza artística. A empreitada medieval e testemunhada na cabeceira e na cachorrada, os afrescos no altar-mor são obra do seculo XVI, mas e a obra barroca, a exuberancia da talha dourada, a torre sineira e o coro que mais se evidenciam no templo atual.
Descrição do percurso:
Segue-se na margem do rio, para montante, pelo Percurso lnterpretativo do Cunhedo, ate Porto de Areias, que foi, também, um importante ponto de passagem, para chegar a povoa ao de Covelas, visível ainda nas poldras que as unem. Ao longo deste Percurso lnterpretativo, o pedestrianista encontra toda a informa ao relativa a fauna e flora desta área geográfica, ilustrada com imagens nos painéis informativos.
A ultima etapa do trilho faz-se nas margens da Ribeira de Varzielas, passando pelo po o da Serta, onde a paisagem e dominada pelo verde, percorrendo levadas e carreiros, vincados pelo homem, que por ali passava, diariamente, suportando o peso da ida e vinda aos moinhos, agora em ruínas, e onde o canto dos pássaros e hoje a unica companhia.
Trata-se de um trilho cheio de história evidenciado nos names pitorescos dos sftios de passagem, tais coma: Arrabaldinho, Formigueiro, Salgueiral, Cunhedo, Lagarticha, Coirela, Bou arrinha, entreoutros.
As poldras do “Coixd”, denomina ao popular para a ribeira de Varzielas, rematam a passagem na linha de agua, deixando para trás os densos bosques, de onde sobressaem os carvalhos e a frescura dos rios, entrando, por fim, na aldeia de Souto de Lafões, e chegando, novamente, a igreja.
Normas de conduta:
Praticar caminhadas, em especial por trilhos na natureza, dá-nos algumas responsabilidades e cuidados especiais que devemos ter em conta!
- Em percursos longos, planifique-o. Reúna previamente a informação disponível e necessária e certifique-se que termina a caminhada antes do anoitecer.
- Não faça fogo.
- Seja cortês com os habitantes locais e respeite os seus costumes e tradições.
- Respeite a propriedade privada (feche portões e cancelas).
- Não perturbe o gado e não danifique as culturas agrícolas.
- Respeite a natureza, não recolha e/ou perturbe animais e plantas ou danifique formações geológicas.
- Se encontrar um animal selvagem ferido ou debilitado, procure reencaminha-lo para um centro de recuperação de fauna selvagem.
- Não deixe lixo ou vestígios da sua passagem.
- Leve sempre água, mantimentos, protetor solar, roupa e calçado adequados e estojo básico de primeiros socorros.
- Em algumas situações terá que transpor estradas asfaltadas, faça-o com atenção.
- Circule pelos trilhos sinalizados e respeite a sinalização existente.