ROTA Da laranja
S. Pedro do Sul
- Dificuldade: Médio/Alto
- Distância: 15,8Km
- Duração: 04h30
- Desnível: 317m
- Tipo: Circular
Pontos de interesse:
- Igreja Matriz
- Espelho de água- Barragem de Ribeiradio
- Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões
- Levada de Paradela
Descrição do percurso:
A partida é no centro de Valadares, ao lado de um laranjal, a lembrar o nome desta rota. Para trás vão ficando pequenos aglomerados habitacionais – Castelo, Tapadinho, Olho Marinho, Fontelonga. De regresso ao estradão, num abrir e fechar de olhos está-se nos Laijais e na EN 393-3, que é preciso atravessar. As poldras convidam à travessia e apontam para os degraus em pedra da próxima subida. Para o percurso completo, suba até à EM 227 e ao encontrar o 2º estradão à esquerda, o caminho a fazer é ladeado por uma mancha florestal de eucalipto até à Boavista.
A norte deste lugar fica o ponto mais alto da Gravia, serra mãe destas gentes. Imperdível é a subida à Capela de S. Caetano e o desfrutar da magnifica vista sobre o vale e o Mosteiro de S. Cristóvão. A paleta de verdes, oferecida pela variedade das árvores, arbustos, ervas, fetos e lianas. Alimentando o caudal do rego, observam-se pequenas cascatas, a acrescentar mais uma nota bucólica à serenidade da paisagem.Acaba o passadiço e pelo estradão chega-se a Paradela. Atravessado o coração da povoação, e já nas alminhas do Fojo, vire à esquerda pelo estradão, descendo uma zona de floresta, de campos cultivados, passando a Ribeira da Fervenga e subindo depois até a escola de Valadares, a nascente da aldeia, de onde partiu há umas horas pela saída poente junto à Igreja Matriz.
Normas de conduta:
Praticar caminhadas, em especial por trilhos na natureza, dá-nos algumas responsabilidades e cuidados especiais que devemos ter em conta!
- Em percursos longos, planifique-o. Reúna previamente a informação disponível e necessária e certifique-se que termina a caminhada antes do anoitecer.
- Não faça fogo.
- Seja cortês com os habitantes locais e respeite os seus costumes e tradições.
- Respeite a propriedade privada (feche portões e cancelas).
- Não perturbe o gado e não danifique as culturas agrícolas.
- Respeite a natureza, não recolha e/ou perturbe animais e plantas ou danifique formações geológicas.
- Se encontrar um animal selvagem ferido ou debilitado, procure reencaminha-lo para um centro de recuperação de fauna selvagem.
- Não deixe lixo ou vestígios da sua passagem.
- Leve sempre água, mantimentos, protetor solar, roupa e calçado adequados e estojo básico de primeiros socorros.
- Em algumas situações terá que transpor estradas asfaltadas, faça-o com atenção.
- Circule pelos trilhos sinalizados e respeite a sinalização existente.