Pela parte que toca à nossa região, Lafões, não temos a menor dúvida que temos uma gastronomia rica e vasta.
Não encontramos também vinho igual ao de Lafões.
Mas Lafões não está só. Felizmente o nosso país é rico em belezas naturais, com farta gastronomia e vinhos de imensos paladares.
E a região de Dão, Lafões e Alto Paiva com a sua coesão nomeadamente através da ADDLAP – A Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva, pode almejar altos desígnios.
Nesse sentido, a ADDLAP promoveu no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária ao POCentro, uma candidatura integrada no objetivo temático de Valorização do Património Identitário dos Territórios. Essa candidatura tem o nome de: Mapa dos Segredos Gastronómicos.
Segundo a ADDLAP “a candidatura incide na estruturação e desenvolvimento de um produto turístico de natureza intermunicipal, com base na preservação, valorização e promoção dos ativos turísticos associados ao património cultural, gastronómico e vínico, enquanto instrumentos de diferenciação e competitividade dos territórios”.
Acrescentando que: “Os municípios integrados na zona de intervenção da ADDLAP detêm um importante património gastronómico e vínico identitário do território, cuja distinção, potencial de atratividade e notoriedade turística carecem de ser trabalhados. Destacam-se produtos (agrícolas e pecuários) e receituário que comprovam a exclusividade da origem, a tradição local das mestrias de produção e confeção, bem como, um conjunto de agentes que disponibilizam esta oferta na abordagem tradicional e também sob perspetivas inovadoras aplicadas aos recursos”.
As quatro acções principais são:
- Carta Gastronómica e Vínica
- Academia de Segredos Gastronómicos
- Rota dos Segredos Gastronómicos
- Comunicação
Este último ponto permite que as “tarefas de levantamento e estruturação de informação, iniciativas de qualificação e capacitação de agentes, cocriação de novos produtos e experiências, estruturação de uma Rota temática, ações de ativação do produto e comunicação” sejam efectuadas de forma articulada sobre a cadeia de valor turístico.
Fazem parte desta iniciativa da ADDLAP os concelhos de: Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela. Conta, ainda, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Com esta candidatura, toda a abrangência de um vasto território tão rico ganha a devida notoriedade.
[Texto e fotos: Aníbal Seraphim]
[Fonte: ADDLAP]